quinta-feira, 27 de maio de 2010

Resultado da Assembleia de 27/05/10

ASSEMBLEIA GERAL DOS PROFESSORES

27 de maio de 2010

Decidiu pela manutenção da Greve

Aguardem calendário de mobilização

22 comentários:

  1. e minha preocupação só aumenta!!! :-[

    ResponderExcluir
  2. POR QUE ASSEMBLÉIA SE NÃO HÁ PROPOSTA DE PAGAMENTO DA REITORIA E OS PROFESSORES NÃO QUEREM VOLTAR (JUSTAMENTE) SEM RECEBER? É INÚTIL!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria de saber se os professores grevistas já estão procurando outro trabalho, sim, pq se a UNICASTELO é tão ruim, é melhor procurar outro e deixar a vaga para quem quer enfrentar desafios, o sindicato recebe para defender os professores, sem que estes fiquem expostos, afinal vocês pagam uma taxa (que foi paga em março e até agora eles não deram o valor do dissídio, quer dizer não fizeram a parte deles, vcs acham que vão fazer a de vocês???) Quero perguntar também aos professores que já passaram por isso em outra administração, pq ficaram??? Quero aula, vocês têm outros meios para defender seus direitos...justiça do trabalho, ministério do trabalho, ministério público.
    MJoão - Pedagogia

    ResponderExcluir
  4. De fato, Maria João, todos estamos sofrendo com esta situação. Agora não podemos julgar as decisões das outras pessoas, pois será que se você estivesse no lugar de algum deles escreveria tais considerações?

    ResponderExcluir
  5. A grande cartada é tentarmos nos colocar no lugar do outro, sempre...Que tal se estivéssemos trabalhando sem receber salários e sem perspectiva nenhuma. O que faríamos?.Total apoio aos professores.

    ResponderExcluir
  6. To cansada de ficar em casa, aguardando uma posição da reitoria, até quando vai continuar, essas assembléias, me fala do que adianta, tantas reuniões e nenhum acordo? E depois como vamos repor essas aulas, se é q vamos voltar a estudar esse ano!

    ResponderExcluir
  7. Antes de mais nada somos trabalhadores e infelizmente ontem na manifestação é deprimente ver como tem pessoas que se preocupam apenas com os seus narizes, e se tem algo mais deprimente que ficar esperando sentado em frente a tv vendo a novela das oito, enquanto outros lutam e dão força a causa, o que mais me deixa indignado é ver esses Pelego safado sem vergonha que deviam correr e se esconder em baixo das saias de suas mães, pq não tem nem a coragem de lutar pelos próprios direitos...

    ResponderExcluir
  8. Contas bloqueadas, sem propostas da reitoria, e a não esperança dos professores de que essa situação se normalize. Tais fatos mostram que, todas essas assembléias e movimentações são inúteis e carregadas de interesse, digo interesse e não é em prol dos alunos ou da faculdade. A UNICA COISA QUE SE TEM CONSEGUIDO É DENEGRIR A IMAGEM DA FACULDADE, se está ruim agora, pior quando o próximo semestre começar sem alunos.

    ResponderExcluir
  9. Aos meus professores,

    Quero que saibam, sinto imenso orgulho de vocês, da coragem, da força e do exemplo que estão nos dando. Estou feliz por poder ver que seus discursos não se limitam às quatro paredes da sala de aula, mas que por detrás dos intelectuais existem verdadeiros lutadores que nos momentos de ataques aos seus direitos se colocam e agem como classe que são: trabalhadora. Não sei como expressar, apenas sinto vontade de dar um abraço muito forte em cada um de vocês e dizer, não só por mim, mas pelos meus companheiros, que estaremos com vcs nesta luta até o fim.
    Um forte abraço e muita força!
    Camila - Pedagogia 7°C - noturno

    ResponderExcluir
  10. Maria/MJoão

    Por favor, com todo respeito que um futuro pedagogo mereçe, gostaria de te fazer algumas perguntas???

    Como devo considerar "deixar a vaga para quem quer enfrentar desafios" ? Desculpe, é que me pareceu que você ta dizendo que ficar sem receber é um desafio. Sem contar que oparece que ta dizendo: Grevistas a Unicastelo não precisa de vocês! Mas, com certeza não deve ser isso certo???

    A pergunta que fez aos professores também não entendi " Quero perguntar também aos professores que já passaram por isso em outra administração, pq ficaram???" É que aqui me pareceu que vc está dizendo aos professores que já passaram por essa situação (e sairam vitoriosos), que eles já deveriam estar acustumados a ser desrespeitados, mas denovo, não pode ser!!!

    E por acaso você espera que "...justiça do trabalho, ministério do trabalho, ministério público" pague as contas do mês dos professores??? A não aí já seria demais!!! Seria muita ignorância, e não posso acreditar que um discurso carregado de individualismo venha de um aluno da PEDAGODIA, pois os alunos de pegagogia deveriam ser os primeiros a apoiar os professores (como muitos estão fazendo).

    Bom, desculpe não consegui atingir minha pretenção de ser respeitosa, não se as minhas dúvidas se confirmarem.

    Elaine Mineiro
    Sexto Semestre de Geografia.

    ResponderExcluir
  11. falaram, falaram e não disseram nada...triste...ninguém me respondeu se já estão pensando em ir a luta por um outro emprego. Se eu estivesse numa empresa como essa estaria indo procurar outro emprego, mas como não tenho aulas vou procurar outra universidade.

    ResponderExcluir
  12. Expostos àquela encenação pífia e lastimável de docentes anti-greve que inclusive deixaram a assembleia antes mesmo da votação, me ocorreu resgatar um trecho de Auto da Lusitânica (1531), de Gil Vicente, que bem retrata o que se está vivenciando. Personagens: um rico mercador, um homem pobre, Belzebu e Dinato, o escriba.
    Ninguém: Que andas tu aí buscando?

    Todo o Mundo: Mil cousas ando a buscar: delas não posso achar, porém ando porfiando por quão bom é porfiar.

    Ninguém: Como hás nome, cavaleiro?

    Todo o Mundo: Eu hei nome Todo o Mundo e meu tempo todo inteiro sempre é buscar dinheiro e sempre nisto me fundo.

    Ninguém: Eu hei nome Ninguém, e busco a consciência.

    Belzebu: Esta é boa experiência, Dinato, escreve isto bem.

    Dinato: Que escreverei, companheiro?

    Belzebu: Que Ninguém busca consciência, e Todo o Mundo dinheiro.

    Ninguém: E agora que buscas lá?

    Todo o Mundo: Busco honra muito grande.

    Ninguém: E eu virtude, que Deus mande que tope com ela já.

    Belzebu: Outra adição nos acude: escreve logo aí, a fundo,que busca honra Todo o Mundo e Ninguém busca virtude.

    Ninguém: Buscas outro mor bem qu'esse?

    Todo o Mundo: Busco mais quem me louvasse tudo quanto eu fizesse.

    Ninguém: E eu quem me repreendesse em cada cousa que errasse.

    Belzebu: Escreve mais.

    Dinato: Que tens sabido?

    Belzebu: Que quer em extremo grado Todo o Mundo ser louvado, e Ninguém ser repreendido.

    Ninguém: Buscas mais, amigo meu?

    Todo o Mundo: Busco a vida a quem ma dê.

    Ninguém: A vida não sei que é,a morte conheço eu.

    Belzebu: Escreve lá outra sorte.

    Dinato: Que sorte?

    Belzebu: Muito garrida: Todo o Mundo busca a vida e Ninguém conhece a morte.

    Todo o Mundo: E mais queria o paraíso, sem mo Ninguém estorvar.

    Ninguém: E eu ponho-me a pagar quanto devo para isso.

    Belzebu: Escreve com muito aviso.

    Dinato: Que escreverei?

    Belzebu: Escreve que Todo o Mundo quer paraiso e Ninguém paga o que deve.

    Todo o Mundo: Folgo muito d'enganar, e mentir nasceu comigo.

    Ninguém: Eu sempre verdade digo sem nunca me desviar.

    Belzebu: Ora escreve lá, compadre, não sejas tu preguiçoso.

    Dinato: Quê?

    Belzebu: Que Todo o Mundo é mentiroso, e Ninguém diz a verdade.

    Ninguém: Que mais buscas?

    Todo o Mundo: Lisonjear.

    Ninguém: Eu sou todo desengano.

    Belzebu: Escreve, ande lá, mano.

    Dinato: Que me mandas assentar?

    Belzebu: Põe aí mui declarado, não te fique no tinteiro: Todo o Mundo é lisonjeiro, e Ninguém desenganado.

    ResponderExcluir
  13. Maria, é claro que vamos procurar outros empregos. Assim que o que é meu de direito for pago. Ou você como futura professora acha bonito trabalhar de graça?????

    ResponderExcluir
  14. Cara Maria, o comentário que Elaine postou aqui em reposta ao seu, pareceu-me muito feliz ao mostrar algumas inconsistências na sua reflexão. Ainda assim, você insiste em obter uma reposta para a questão – cito seu texto – "se [vocês professores da UNICASTELO] já estão pensando em ir a luta por um outro emprego", questão para a qual você tem um posicionamento, o qual, novamente, cito: "se eu estivesse numa empresa como essa estaria indo procurar outro emprego, mas como não tenho aulas vou procurar outra universidade". Bom, não posso te responder em nome de todos os professores; não sei o que todos eles podem estar pensando neste momento tão desesperador em que muitos, trabalhadores honestos e honrosos, estão (como eu) com dívidas diariamente aumentadas por juros e sem qualquer outra fonte de renda para quitá-las. Acho, porém, quer seria bastante plausível se eles estivessem pensando em conseguir outros trabalhos, por questão de mera sobrevivência, prato na mesa, condução para sair e voltar para casa. Como você própria disse, você estaria pensando assim. Só que é justamente nesse ponto que parece residir uma diferença fundamental, negligenciada por sua reflexão: existem os covardes, os vencidos e os guerreiros. Dos covardes não vou falar, não merecem; eles mesmos fogem até da possibilidade e do direito de falar por si próprios. Os vencidos lutaram, foram bravos, mas perderam a força e não agüentam mais o desgaste do conflito. E é absolutamente legítimo que eles queiram um outro lugar, onde as batalhas sejam menos intensas, onde sobreviver seja mais seguro. Mas os guerreiros são justamente aqueles que, diante das adversidades, não pedem abrigo; são aqueles que enfrentam o problema e não baixam a cabeça. Guerreiros são os professores que estão lutando por esta universidade, como sempre o fizeram. Você, Maria, será uma pedagoga, uma educadora, uma professora. É bem possível que venha a trabalhar (talvez já trabalhe), por exemplo, na rede estadual de ensino, como eu trabalhei, como tantos outros colegas trabalharam. Quando o fizer, certamente sentirá na pele o descaso com que o nosso governo lida com a educação (ah, apesar de tudo, os professores recebem normalmente o salário). Não por acaso de tempos em tempos, essa classe explorada e submetida a condições de trabalho absurdas organiza movimentos, passeatas e, invariavelmente, entra em greve. Na mais recente greve dos "sofressores" (como muitos se intitulam), o então governador ridicularizou o movimento, respondendo em um evento, quando foi perguntado a respeito da greve, "Que greve?". Sabe por que isso aconteceu e o movimento enfraqueceu sem que as (muitas delas justas) reivindicações dos professores fossem atendidas? Porque enquanto alguns param, outros tantos continuam, seja porque não se importam, porque têm medo, porque querem simplesmente saber que o salário vai ser pago e não precisam esquentar a cabeça com esse negócio de educação, de qualidade de ensino. Movimento sem unidade, é fraco. Aprenda isso desde já, para quando precisar. Você já imaginou se todos esses professores fossem guerreiros? Você acha que eles seriam ignorados? Você já imaginou a educação, toda ela parada? Pode ter certeza que muita coisa iria mudar e nenhum governante ou patrão ousaria se opor a tamanha força. Nessas situações difíceis são os guerreiros que têm que cuidar daquilo que é um bem maior, não um bem para mim ou para você, mas um bem para todos. Você deveria se juntar a esse grupo de guerreiros e não partir como uma vencida. A luta que está em andamento é a de todos, por uma universidade melhor (e não apenas uma que pague seus salários em dia, por mínimo e essencial para a sobrevivência que isso seja).

    ResponderExcluir
  15. Refletindo sobre este cenário que nos encontramos, lembro-me bem certo dia em que um professor nos falava da dificuldade que passou a universidade de Harvard, ele nos relatava que os alunos se empenharam ao máximo para não terem que perder a qualidade de ensino, daí me pergunto como ajudar? O que fazer? Poderei eu me individualizar? ...
    Bom, na verdade não estamos em um país de primeiro mundo o caso aqui é outro, nem adianta tentar poetizar.
    Estávamos prestes há fechar o semestre, alguns prestes a terminarem seus cursos e agora estamos vendo a frente um futuro incerto, ainda que esta greve acabe. Como confiar nossas economias nossos esforços nas mãos de uma instituição que esta se definhando em dividas trabalhistas e outras.
    Ainda continuo refletindo e pergunto teria outro caminho? Talvez greve parcial negociações mediadas pelos órgãos governamentais, creio que se assim fosse possível os alunos estariam mais presentes, teríamos a união em sala de aula.
    Desculpem-me! Aqui ainda é “brasil” pode ser que um dia os professores possam reivindicar seus direitos de maneira que os alunos não fiquem prejudicados e prometo escreverei com orgulho República Federativa do Brasil.
    Valdinéia ; pedagogia matutino

    ResponderExcluir
  16. Estu mto orgulhosa pq meus professores estão lutando por seus direitos! Acho uma tremenda falta de respeito tdo isso que estão fazendo com voces, professores! Sinto muito por tdo q esta acontecendo,pois sabemos do empenho e dedicação de cada um por nós,pelos ensinamentos e exemplos...
    Só estou mto preocupada, porqe há rumores de que os cursos só voltarão a atuar no proximo semestre, então gostaria de saber se alguem sabe como ficará a situação dos alunos que se formam agora em julho, se isso realmente vier a acontecer...
    Professores tenham a certeza de que estaremos junto nessa luta, porque ninguem pode ser tratado com falta respeito e humilhação.
    BOA SORTE!
    PEDAGOGIA - 7Cº

    ResponderExcluir
  17. Apesar da minha preocupação com o futuro da Unicastelo, quero manifestar meu total apoio aos professores, que na minha humilde opinião, deveriam ser chamados de guerreiros, pois ministrar aulas nas condiçoes em que eles honrosamente ministravam sem deixar transparecer os reais problemas que os mesmos estavam enfrentando, para nos humildes aprendizes, foi de uma grandeza tamanha. Isso só prova que nossos professores amam o que fazem e se um dia eu chegar a ser 1/3 do que meus mestre são serei a profissional mais correta e digna e terei muito orgulho de ser chamada de PROFESSORA. Professores, quero dizer que podem contar comigo para o que precisar e que tenho muito orgulho de ser estudante da Unicastelo e vamos lutar lado a lado para reerguer nossa faculdade!
    História - 5º semestre

    ResponderExcluir
  18. Apóio a todos os professores que aderiram a greve! Seria muito contraditório que profissionais que lutam pela intelectualidade das pessoas deixassem de defender seus direitos! Ótimo comentário professor Jean e professora Soraia! A vcs meus sinceros votos de admiração!

    ResponderExcluir
  19. Cara Bia, todos nós estamos muito preocupados e apreensivos com relação ao futuro. E é muito difícil prever com precisão como as coisas serão daqui pra frente. Algumas, no entanto, podemos prever com relativa facilidade. E uma dessas é que os professores não medirão esforços para contornar o impacto negativo dessa situação sobre os alunos - os quais, em todo esse processo, são tão vítimas quanto nós. Com certeza teremos, todos nós, professores e alunos, de nos ajustar a um novo calendário a fim de cumprir o semestre letivo, o que exigirá certo esforço e empenho. Infelizmente, não há luta sem perdas. Mas quando se ganha, o que se ganha fica pra sempre.

    ResponderExcluir
  20. grande parte dos estudantes de serviço social apoiam a greve dos professores, a organização da clase trabalhadora que a tanto tempo pouco mobilizada devido a intensa brocratização por parte dos sindicatos sem falar nos sindicatos de fachada, que sobrevivem apenas das contribuições anual obrigatória).
    em tempos dificeis, em que o capitalismo com sua ideologia neoliberal e as clises ciclicas enfraquecem a estabilidade no emprego, ocorre aflexibilização dos direitos trabalhistas, demonstram grande consciencia e parte para que primeiramente pode ser apenas umas greve para receber os salários e direitos trabalhista, mas que pode se estender por muito mais, no caso dos estudantes, como o que esta ocorrendo os debates entre estudantes de outros curso, o que esta trazendo uma maior interação entre nos e debates acalorados sobre que eduçação queremos para nos, se apenas um diploma para pendurar na parede ou um ensino de qualidade em que os professores sejam respeitados.
    sabemos que a faculdade esta enfrentando um sucateamento devidos a má gestão anterior e a atual, e que vendo o processo, percebe-se que a administração da faculdade fez de tudo para bular o juiz, demonstra claramente para os alunos que ainda olham para o proprio umbigo (preocupado com diploma, ou que esotu pagando e quero aula) que o real culpado da greve são os administradores da unicastelo e o movimento de greve apenas tirou de baixo do tapete tudo o que estava ocorrendo na facu a tempos,
    dai uma pergunta que enquant mediava a mesa na semana de serviço social falei ao publico, de que lado vocês estão????
    eu como alunos estou sendo prejudicado momentaneamente pela greve, mas saindo destes esteriotipos que a divisão socio-tecnica do trabalho traz, sou um trabalhador como os professores, e não quero em nada trabalhar e não receber, portanto a greve é valida.
    o que a unicastelo tenta fazer e o que ocorre em todas as clises, os trabalhadores se esforçam mais,
    mesmo com seus direitos violados e salvam o capital, mas dai na época de bonança, apenas o capitalista é que acumula $$$$$$
    então é isto, apenas algumas reflexões ........

    ResponderExcluir
  21. PROFESSORES,SÓ QUERIA DIZER DO ORGULHO QUE SENTI EM PARTICIPAR DA ASSEMBLÉIA,VI NOS DISCURSOS EMOCIONADOS VERDADEIROS HERÓIS
    LUTANDO NÃO SÓ POR SEUS DIREITOS MAS POR NÓS ALUNOS , A PREOCUPAÇÃO DE QUE NOSSA FORMAÇÃO SEJA SÓLIDA ,E NÃO UM FAZ DE CONTA DO QUAL NEM SABEMOS ONDE VAI SE ACABAR.
    VI QUE TUDO QUE APRENDI EM SALA DE AULA SE APLICA ,POIS NÃO PODEMOS FICAR INDIFERENTES PERANTE AS INJUSTIÇAS, E QUE É PRECISO REFLETIR SEMPRE, ME PERGUNTEI EM QUE PAÍS VIVEMOS ??? QUAL A SITUAÇÃO DA NOSSA EDUCAÇÃO ???
    PROFESSORES , VI QUE VOCES SÓ QUEREM PODER TRABALHAR DIGNAMENTE, E APÓIO VOCES NESTA LUTA.
    FICO TRISTE POR MUITOS NÃO PERCEBEREM A LIÇÃO QUE VOCES ESTÃO NOS DANDO.E SAIBAM QUE SINTO MUITO ORGULHO DE TODOS.

    ResponderExcluir