terça-feira, 18 de maio de 2010

CARTA ABERTA À COMUNIDADE


Nós, professores da Unicastelo, em greve, convidamos TODA A COMUNIDADE – alunos, comerciantes, funcionários, professores, moradores e representantes de movimentos sociais da região – a participarem de um

ATO EM DEFESA DA UNICASTELO

20 de maio – quinta-feira – concentração às 18 h em frente à Unidade 1 da Unicastelo

R. Carolina Fonseca, 584

A Unicastelo, há 30 anos na região, é referência em termos de qualidade de ensino, qualidade esta cuja manutenção interessa a todos. Da mesma forma, a prestação de serviços à comunidade e seu papel na inclusão socioeducacional numa região periférica têm de ser preservados e defendidos por todos que, como nós, estão comprometidos com este projeto.

Entretanto, a Mantenedora e a Reitoria da instituição têm reiteradamente desrespeitado direitos trabalhistas básicos, como:

- não pagamento do salário de abril e falta de previsão para sua efetivação;

- não pagamento de um terço de férias, o qual deveria ter sido efetuado em julho de 2009;

- falta de depósito de FGTS desde março de 2009;

- falta de pagamento da folha complementar, que inclui horas de orientação de estágio e atividades complementares, entre outros.

Por isso, nós, reunidos em assembleia no dia 17 de maio de 2010, decidimos unanimemente pela MANUTENÇÃO DA GREVE iniciada em 12 de maio, em vista do não posicionamento da Reitoria em relação às nossas reivindicações.

Ressaltamos que a GREVE associa-se ao nosso compromisso com uma formação de excelência de profissionais comprometidos e com o atendimento à comunidade do entorno, o qual não foi interrompido com o movimento paredista.

Sua participação e apoio são fundamentais!

COMANDO DE GREVE

SINPRO-SP

4 comentários:

  1. Manifesto de apoio à greve dos professores e funcionários da Unicastelo

    Nos últimos dias foi decretada a GREVE pelos professores e funcionários da Unicastelo, que se encontram em complicada e insustentável situação diante do NÃO PAGAMENTO de seus vencimentos do mês de abril, além de outros inúmeros direitos trabalhistas que vem sendo desrespeitados pela instituição [não pagamento de 1/3 de férias, 13° salário referentes à 2009, depósito de FGTS desde 2009, além do não pagamento de folha complementar que inclui orientação de estágio e atividades complementares].
    Estamos diante de um atentado brutal aos direitos dos trabalhadores, de um total desrespeito aos professores, funcionários e estudantes, o que só nos revela o descaso e negligência com que esta instituição trata a educação!
    O que vêm acontecendo é uma prática desonesta de apropriação da riqueza e das vantagens econômicas dos trabalhadores.
    A conta da Unicastelo foi bloqueada devido a uma causa judicial, como é de praxi da patronal, eles não colocarão as mãos em seus LUCROS, para pagar os funcioários.
    É VERGONHOSO e INADIMISSÍVEL TAL SITUAÇÃO!
    Nós como estudantes temos o DEVER de apoiar ativamente e organizadamente os professores nesta luta tão importante e urgente, nos posicionando CONTRA A PRECARIZAÇÃO DO ENSINO, luta esta da qual somos peça chave, visto que pagamos nossas mensalidades, incluindo claro, alunos bolsistas, e portanto, é também nosso DIREITO, além de uma questão de ÉTICA, EXIGIR DA REITORIA, GESTORES E MANTENEDORES:
    - O IMEDIATO pagamento dos salários e débitos trabalhistas pendentes de professores e funcionários;
    - PRESTAÇÃO DE CONTAS por parte da reitoria para sabermos onde está indo nosso dinheiro [visto que não está sendo usado para pagar professores e funcionários e tão pouco investido em melhorias à estrutura física e tecnológica da universidade];
    - Condições adequadas para um ensino de qualidade como:
    - MELHORIAS na infra-estrutura da universidade, compra de equipamentos, investimento em tecnologia, serviços, livros, materiais ,etc, que sejam pagos com OS LUCROS dos donos da UNICASTELO;
    - GARANTIA de profissionais qualificados e bem remunerados na instituição;
    Portanto,fazemos um chamado a todos os estudantes a se organizarem e reivindicarem o que é de nosso direito, lutando por uma universidade comprometida com o ensino e que respeite os trabalhadores!
    PORQUE ESSA LUTA É NOSSA!
    ASSINAM ESTA CARTA:
    COMISSÃO PRÓ C.A DE PEDAGOGIA
    C.A SERVIÇO SOCIAL
    C.A HISTÓRIA
    COLETIVO DOS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
    COLETIVO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS
    TIVO DOS ESTUDANTES DE GEOGRAFIA
    COLETIVO DOS ESTUDANTES DE ANÁLISE DE SITEMAS
    COLETIVO DOS ESTUDANTES DE FARMÁCIA
    COLETIVO DOS ESTUDANTES DE LOGÍSTICA
    ENESSO
    PÃO E ROSAS
    INTERSINDICAL
    APEOESP SUBSEDE ITAQUERA
    ESPAÇO CULTURAL HONÓRIO ARCECOLE

    ResponderExcluir
  2. Presença confirmada, sei que os alunos não irão deixar os professores nessa luta sozinhos. Vamos lutar pelos direitos deles, que são os nossos também.
    Direitos de professores competentes!

    ResponderExcluir
  3. Sim, estaremos todos juntos, professores alunos, pois sabemos que essa é a nossa força, "juntos", por uma estratégia a reitoria mandou dizer aos alunos que não precisam vir para a Universidade, pois quando houver uma solução seremos comunicados por carta em nossa residência, porém isso é uma forma de isolar os professores de seus alunos que sem dúvida estão os apoiando por ver que esta luta é muito justa, pois nenhum profissional pode trabalhar sem receber, isso chega ser ridículo.
    Para tanto, estaremos no ato e vamos procurar estar na porta da universidade todos os dias apoiando essa luta até que acha um desfecho favorável.
    Além do que a solução terá que vir de nossa pressão junto a reitoria, para que esta situação seja resolvida com o atendimento das reivindicações dos professores que nada mais pede que seja cumprida as clausulas contratuais, que são obrigações assumidas pela Universidade.

    Raulzito

    ResponderExcluir