quarta-feira, 26 de maio de 2010

RELEMBRANDO!

A Reitoria está pressionando os coordenadores a delatar os professores que aderiram à greve. Se concorda com nossa luta, encaminhe para seu coordenador:

“O PROFESSOR DA UNICASTELO É MEU AMIGO: MEXEU COM ELE, MEXEU COMIGO!

Coordenador: nada de delatar o professor que está lutando por seus direitos para a Reitoria. Queremos solução para os sérios problemas da Unicastelo – NÃO REPRESSÃO!!!”

10 comentários:

  1. Estou me desesperando.
    E já estou buscando transferência.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um texto aqui que vou ter que dividi-lo em dois para poder postar.
    PARTE 1:
    Meu nome é Elaine Eleuterio, sou do 3º semestre noturno de Ciências Biológicas.

    Humildemente peço um pouco de paciência e vontade para lerem o que escrevo abaixo. Desde já agradeço do fundo do meu coração, porque temos que ter gratidão pelas pessoas que prestam atenção em nós.

    Estou a favor dos professores desde o primeiro dia da greve, participei do ato público da quinta passada (20/05). Foi maravilhoso! Eu nunca havia visto um ato público tão organizado, educado e muito cheio de energia positiva. Foi uma experiência FANTÁSTICA. Quero levar essa lembrança e a emoção que senti pelo resto da vida.
    Alguns dias antes, preocupada e muito insegura, cheguei a telefonar para outra universidade para providenciar transferência, minha e de minha filha, mas depois daquele ato público, senti uma vontade imensa de continuar na Unicastelo e lutar por ela. Pensei que seria muito egoísmo me preocupar apenas no meu problema, porque são o que mesmo? 13.000 alunos? Não importa treze mil ou treze alunos, dá na mesma, são pessoas. São bolsistas, alunos pagantes, alguns começando, outros terminando. São professores da melhor qualidade. São funcionários dedicados que sempre me atenderam muito bem (nunca e digo para todos, NUNCA FUI MAL ATENDIDA POR NINGUÉM DA UNIVERSIDADE), alguns desses funcionários pessoas simples que dependem do salário para manter uma vida talvez difícil, por si só. Também há os estagiários, muitos na sua primeira oportunidade de trabalho.
    Enchi-me de uma vontade de mudar o mundo! Senti-me a própria integrante de grupos estudantis, daqueles que tanto lutaram na época negra da ditadura. Muitos morreram. Muitos estão desaparecidos até hoje. Mensagem essa bem lembrada e comentada no dia do Ato, pelo rapaz que falava no carro de som, apaixonadamente.
    Depois daquele ato público maravilhoso, passei a mandar emails para os colegas para chamá-los para a nossa empreitada. Mandei emails para os professores, mas ainda assim aquela imagem de que nossa Universidade estava se esvaindo e nossos professores e funcionários passando por dificuldades... Isso tudo estava me apertando o peito.
    Por conta própria e sem dizer a ninguém tomei a liberdade de fazer duas coisas: telefonei para um dos administradores da Universidade, fora de São Paulo e marquei uma entrevista com o Sr. Reitor.

    ResponderExcluir
  3. PARTE 2:
    Nas duas situações tive sucesso.
    Conversei com a pessoa administradora, contei-lhe toda a problemática da Universidade, toda minha aflição e dos meus colegas etc. A pessoa foi extremamente atenciosa comigo e me garantiu que iria verificar e tomar algumas providências. Apelei a essa pessoa por todos os serviços gratuitos que nossa Universidade presta para a comunidade, apelei pelas crianças e pessoas carentes que passam pela Dinda, apelei pelos bolsistas, estagiários, professores, funcionários, enfim, apelei pelo nosso bairro e pela história da Universidade.
    No dia seguinte minha segunda empreitada também foi positiva. Recebi em casa a ligação da Reitoria, agendando um horário para eu conversar com o Sr. Reitor, no que aconteceu hoje ao meio dia
    O Sr. Reitor e a Sra. Pró-reitora me atenderam solicitamente e conversamos por exatamente 45 minutos.
    Eles me esclareceram toda a situação, o problema dos processos, o bloqueio das contas e tudo mais que eu precisava saber.
    Por isso estou aqui, aproveitando-me das maravilhas da tecnologia e da benção da DEMOCRACIA, aquela mesma que os muitos estudantes militantes morreram e desaparecem anos atrás.
    Aproveitando-me também do direito sagrado e CONSTITUCIONAL do DITO E DO CONTRADITÓRIO, ou seja, a PLENA DEFESA.
    Aproveitando, ainda, de palavras sábias que carrego comigo e as faço minha missão de vida, que é mais ou menos assim -Você não deve aceitar como verdade tudo que te dizem, mas a partir disso tem a OBRIGAÇÃO de buscar a VERDADE- Junto a essa frase gosto muito de outra que uma pessoa um dia me disse "A verdade tem três lados, os dois lados de cada uma das partes que conta a sua história e a própria verdade, a não dita, mas vivida: A REALIDADE.
    Penso que esses minhas idéias, devem ser as idéias de qualquer pesquisador dedicado, de qualquer defensor, de qualquer educador, de qualquer cidadão, enfim de qualquer pessoa que se comprometa com a ética.
    Sendo assim, venho pedir a permissão ao Comando de Greve, a todos os professores, funcionários e colegas que me permitam participar da próxima Assembléia e poder dizer tudo o que o Sr. Reitor, a Sra. Pró- reitora e eu conversamos hoje.

    Espero que tudo isso acabe logo e acabe bem para todos.

    Muito Obrigada.

    Elaine

    ResponderExcluir
  4. Cara Elaine se tem algo a dizer que diga nao faça rodeios...e outra vc pensa por si mesma ???

    ResponderExcluir
  5. Elaine, minha "luta" pela Unicastelo foi ter dado crédito, no final de 2007, quando todos me diziam que era loucura me matricular lá, mesmo assim ter mantido a matr´picula e começar o curso de história em 2008.

    Continuei minha "luta" procurando defender a universidade em todas as discussões que eu participei, especialmente quando as pessoas perguntavam: "unicastelo? Nunca ouvi falar".

    Além disso, em todas as entrevistas, programas de tv e no prêmio que participei e venci, citei a universidade nominalmente. E o que recebo em troca? Falta de pagamento de salários aos excelentes professores que tive e a consequente (e totalmente correta) paralisação dos trabalhos.

    Três semanas depois cansei de lutar. Estou procurando transferência. O processo não é fácil. Mas espero, sinceramente, que os demais 13000 alunos façam o mesmo. Especialmente os que estão no último ano. Só assim, outras universidades que se encontram na mesma situação pensaram 1000 vezes antes de contratar gestores incompetentes e incapazes de resolver problemas básicos de adminsitração.

    ResponderExcluir
  6. Também acho que voce devia dizer aqui o que conversou com a reitoria Elaine... alguns alunos do matutino ( meu caso) trabalho ate as 22:00 horas e não posso participar do ato.

    E já que voce, como diz no comentário, está pensando nos 13 mil alunos, pense também naqueles que por motivo de trabalho não tem o mesmo privilégio que voce de poder participar das manifestações...

    Eu estive na primeira reunião lá na reitoria com mais uns 15 alunos no inicio da greve, agendada pela ouvidora, Renata ou Roberta não lembro o nome, neste dia o reitor estava no fórum tentando cassar a liminar do bloqueio da conta da Universidade, porém, desde aquela época, nada foi conseguido ja que a situação permanece..e também tem as outras reivindicações, como o Fundo de Garantia, que não foi pago, horas complementares, 1/3 das ferias ...

    Acredito no compromisso dos professores com a formação dos alunos, e já me conformei em não ter ferias de julho nem fim de semana este semestre, para repor as aulas e cumprir a carga horária do MEC...

    Dizem que "decisão judicial não se discute, cumpre-se", mas isso só vale onde não cabe recurso, neste caso o juiz tem que ter um olhar mais humano e saber que sua decisão de bloquear a conta da Universidade afeta a sobrevivência de centenas de trabalhadores que ficam privados dos meios de subsistência da sua família, talvez se pressionar o judiciário com alguma ação de inconstitucionalidade sobre o bloqueio salários, ou manifestação na porta do forum... sei lá ....

    Vou ver se consigo dar um pulo amanhã a noite na facul, ver se consigo usar minha hora de janta pra isso, mesmo assim Elaine, se voce sabe algum fato novo, acho que devia escrever o que sabe aqui mesmo, ou passa a impressão que voce quer se promover com a situação...

    Esperemos que a as aulas voltem ao normal e este impasse se resolva da melhor forma para alunos, professores, coordenadores, funcionário, e reitoria...

    Eduardo Magrão,
    3º semestre de Historia Matutino

    ResponderExcluir
  7. Elaine,

    Como você bem disse existem três verdades, e uma vez um amigo meu me disse que são " a minha, a sua e a verdadeira", pois bem, mostre aqui de maneira democrática a sua verdade, diga a todos sem rodeio o que a Reitoria te disse, qual é a verdade mor que os professores escondem ? (vc não disse isso, mas seu texto me induziu a pensar isso).

    Fico impressionada com alguns comentários!!!
    Também estou sendo prejudicada pela greve, passei em 2 concursos e corro o risco de não assumir se não tirar o diploma a tempo.

    Mas, me sinto muito mais prejudicada por uma educação descompromissada que percebo ocorrer na Unicastelo nesses 3 anos que estudo lá, e claro não estou falando dos professores,pelo menos não da maioria deles, falo da falta de estrutura, da falta de respeito aos contratos assinados, a desorganização enfim tudo o que todos os alunos estão cansados de saber.

    Os professores são o que de melhor a Universidade ofereçe, e acho o cúmulo, uma falta de respeito alguns alunos acharem que eles devem trabalhar mesmo sem salário!!! Ainda usam o discurso de que o professor deve pensar no aluno.

    Caros professores, por favor quando pensarem em mim, acreditem que sua postura deve ser condizente com o que me dizem em sala de aula.

    Elaine Mineiro.
    Geografia, sexto semestre - Noturno.

    ResponderExcluir
  8. Não sei qual a verdade da Elaine e o que de fato foi falado a ela. Mas gostaria de dizer que os professores não estão mentindo. NÓS NÃO RECEBEMOS O NOSSO SALÁRIO DE ABRIL!!!!!!!!!! E os motivos foram divulgados amplamente. Os problemas trabalhistas que enfrentamos são muitos e não somos os culpados pelos problemas econômicos enfrentados por ela. O passado da UNICASTELO é marcado por problemas sérios. Como tantos professores também eu só tenho vínculo empregatício com a UNICASTELO. Essa é a minha VERDADE - sou uma profissional com formação de qualidade, sou uma profissional aprovada em processo seletivo da UNICASTELO, aprovada em concursos públicos, sou uma profissional com curriculo adequado as exigências do mercado. Mas sou uma profissional sem salário. Sem dinheiro. Sem poupança. Sem esperança.

    ResponderExcluir
  9. é como eu disse para alguns amigos, professor não é valorizado em nenhum lugar mesmo, eu também sou professora,dou aula no estado e nem sei se continuarei pois talvez não terei o comprovante de matricula no 6º semestre para continuar com a minha atividade no estado.
    Uma instituição com tantos professores maravilhosos igual a unicastelo e eles não estão tendo o devido valor, eu também amigo Robson Leandro dei crédito a esta universidade quando me matriculei em 2008 no curso de letras,quase fui para a uninove, mas falaram que lá não seria uma boa opção pois o corpo docente da unicastelo seria muito melhor e realmente são, mas infelizmente como todos os professores , hoje eles não são valorizados, professores sem receber, coordenadores pressionados, uma falta de respeito.
    obs: passei na prova do estado e estou dando aula como aluna último ano, para se ter uma ideia até agora não recebi meu primeiro salário de 2.010, as escolas estaduais logo entram em férias e eu nem recebi o meu primeiro salário, mas sei que o estado pagará , sei que quando iniciamos no estado demoramos para recebermos os nossos salários, diferente dos nossos professores que estão sem garantia nenhuma.
    Lamentável, se eu estou perdendo o sono,imagino eles.
    CLAUDIA 5º LETRAS MATUTINO
    CLAUDIA.ANAJUJU@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  10. Tá certo querida Claudia Juana, mas, o fato é que ninguém aqui está interessado em saber se você dá aulas ou não. Não é hora pra tentar se promover, ou sei lá. Guarde pra você, tá certo?
    Estamos preocupados com outra causa: professores e ALUNOS que estão com suas atividades e projetos interrompidos pela Uncastelo.
    Sinceramente, acho que nossos docentes devem sim correr atrás de seus direitos, porém, a Instituição deve se responsabilizar pela progressão de nossos estudos e nos dar ao menos informações de como se seguirá daqui por diante, e isto não esta sendo feito.
    Eu me formaria este ano, e tenho meus planos futuros, será que serão interrompidos pela irresponsabilidade desta Intituição?
    É PATÉTICO.

    ResponderExcluir