segunda-feira, 24 de maio de 2010

Greve da Unicastelo vira notícia no Portal Terra

vc repórter:

greve de professores

paralisa Unicastelo

24 de maio de 2010 • 18h42 • atualizado às 18h42

O pagamento dos salários atrasados de abril é a principal reivindicação dos professores da Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo), com campi nas cidades de São Paulo (SP), Fernandópolis (SP) e Descalvado (SP), que estão parados desde o dia 12 de maio.

A instituição afirma que docentes de 30 dos 65 cursos aderiram parcialmente à paralisação. O Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro), no entanto, diz que 95% da categoria na universidade interromperam as atividades.

De acordo com a Unicastelo, o atraso no pagamento em maio, referente ao mês de abril, é resultado de decisão judicial que bloqueou a conta da universidade para o pagamento de dívidas tributárias. O montante, de acordo com a direção, era do antigo mantenedor da instituição, que foi vendida à atual administração em dezembro de 2005, e está sendo pago.

A Unicastelo alega inconstitucionalidade na decisão, pois o dinheiro para pagar funcionários será usado para quitar débitos. A universidade também afirmou que não haverá represálias aos professores em greve e implantará um calendário de reposição específico para cada curso assim que a paralisação terminar.

O Sinpro declarou que outras reivindicações compõem a pauta dos professores da universidade. Os grevistas apontam falta de pagamento de um terço das de férias referentes ao ano de 2009, de depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) desde o ano passado e de pagamento de folha complementar, que inclui horas de orientação de estágio e atividades complementares.

Nesta segunda-feira (24), os professores farão assembleia a partir das 19h30 para decidir as próximas ações do movimento grevista.

O internauta Tiago José Lopes de Oliveira, de Governador Valadares (MG), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

http://noticias.terra.com.br/interna/0,,OI4447903-EI11491,00.html


3 comentários:

  1. CIDA ANDRADE -SERVIÇO SOCIAL.
    Meu total apoio aos professores. Saco vazio não para em pé. Como poderemos contar com aulas interessantes, conteúdo avançado e segurança no que fazemos se nossos professores estão sem receber seus salários?. Sei bem o que é chegar o quinto dia útil sem ter o dinheiro para pagar a mensalidade com desconto, portanto, briguem para ter suas contas em dia, seus salários pagos, afinal ninguem vai pra universidade por diversão.

    ResponderExcluir
  2. Sou Aluna da Unicastelo de pedagogia Itaquera
    possodizer que ocurso e os professores são ótimos,e o que está acontecendo
    só mancha
    o nome da instituição e no futuro nosso diploma.
    Vergonha para a Administração Da Unicastelo,fora que a reitoria não passa nenhuma informação para os alunos,e a mensalidade foi paga da mesma forma sem nenhum desconto pelos dias parados.
    Vergonha.Vergonha.Vergonha!!!!

    ResponderExcluir
  3. Hoje parei para refletir, me coloquei no lugar dos meus professores
    Se eu ficar sem receber um mês, no próximo me sentirei importante recebendo ligações de cobrança, sem falar na visita do oficial de justiça me intimado a pagar a pensão, hun, ao chegar em casa uma carta, digo, ação de despejo, ah, minha vida mudando, seguindo outros rumos, financiar uma casa própria, como, se a faculdade não deposita o FGTS.
    Apoio os que lutam, a greve é legitima, um direito Constitucional, é preciso unir para mudar, alunos professores e funcionários juntos nessa luta em defesa da Unicastela, temos que valorizar nossos professores.

    DANIEL SANTOS ULTIMO SEMESTRE

    ResponderExcluir