sexta-feira, 21 de maio de 2010

Foi bonito de ver


E não tenho medo de cair no lugar-comum ao dizer que o dia 20 de maio de 2010 foi histórico para a Unicastelo.

Iniciamos o dia em reuniões com coordenadores – das quais ousamos não ter medo, diante da convicção da nossa força. Nelas consolidamos nossa posição e expressamos aos coordenadores, ali representantes da Reitoria, nossas ponderações e decisões.

Tivemos no meio do dia uma derrota: os professores do curso de Odontologia decidiram expor formalmente, carimbada e rotulada, sua não adesão à greve. Doeu, mas engolimos em seco e continuamos em frente.

A realidade, como sempre - mas mais rapidamente do que pensávamos -, demonstrou quem estava certo e quem se valeu de palavras vazias. No iniciozinho da noite, aos poucos, com pouco alarde, foi se constituindo uma surpreendente demonstração em sentido contrário. Os colegas grevistas saíram de suas casas na noite fria e dirigiram-se à Universidade, articulando caronas e lanches coletivos para aqueles em pior situação. Sem dinheiro, sem perspectiva de receber o pagamento pelo seu duro trabalho, atônitos com a falta de solução pelos gestores da Instituição, mas nunca de joelhos, deixaram seus muitos afazeres, suas famílias e o aconchego do lar para exigir respeito.

Podiam não ter aderido à greve, argumentando que prejudica os alunos e a Instituição; que é precipitada, extremista e egocêntrica. Podiam ter ficado em casa, como alguns fizeram, “botando a vida em dia” enquanto outros lutam pelas suas causas.

Mas não. Foram à Unicastelo provar que o profissionalismo, a honra, a hombridade e a seriedade com que lecionam é parte de sua personalidade. E foram recompensados com a maior demonstração de carinho, respeito e solidariedade que poderiam ter. Tal demonstração nos fez esquecer por algumas horas os bolsos vazios e a humilhação e nos devolveu o sorriso ao rosto e o brilho aos olhos.

Mas a noite foi mesmo dos alunos. Alegres, emocionados, conscientes, organizados e espontâneos – ontem nossos alunos foram nossos professores. Mostraram na prática que aprendendo também se ensina, que ensinando de repente também se aprende. Sua consciência política tomou forma em palavras de ordem simples, profundas e diretas:

“O movimento é unitário: de professor, aluno e funcionário.”

Como aquele filho que não percebemos que cresceu, olharam-nos e nos disseram tranquilamente: “vocês criaram um ‘monstro’!”. E riram-se da nossa surpresa e nos abraçaram piedosamente para confortar nosso choro de alegria e nos devolveram o orgulho de ser professores.

Será que têm ideia do que ontem fizeram, conosco, por nós?

5 comentários:

  1. A GREVE CONTINUA, MAS A COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO INFORMA QUE AS AULAS SERÃO RETOMADAS NA SEGUNDA FEIRA PROXIMA....

    MESMO COM AS AULAS, PROFESSORES DE DIREITO EM ATIVIDADE, TODO APOIO AO MOVIMENTO...




    OLHA O MOVIMENTO AÍ, GENTE!!!!







    Vai passar...

    Nessa avenida um samba popular
    Cada paralelepípedo da velha ITAQUERA essa noite vai se arrepiar
    Ao lembrar que aqui passaram sambas imortais
    Que aqui sangraram pelos nossos pés
    Que aqui sambaram nossos ancestrais
    Num tempo página infeliz da nossa história,
    passagem desbotada na memória
    Das nossas novas gerações








    Dormia a nossa unicastelo tão distraída
    sem perceber que era subtraída
    Em tenebrosas transações
    Seus filhos erravam cegos pelo continente,
    levavam pedras feito penitentes
    Erguendo estranhas catedrais
    E um dia, afinal, tinham o direito a uma alegria fugaz
    Uma ofegante epidemia que se chamava ATO EM DEFESA DA UNICASTELO





    Meu Deus, vem olhar, vem ver de perto uma cidade a cantar
    A evolução da liberdade até o dia clarear
    Ai que vida boa, ô lerê,
    ai que vida boa, ô lará
    O estandarte do sanatório geral vai passar
    Ai que vida boa, ô lerê,
    ai que vida boa, ô lará
    O estandarte do sanatório geral... vai passar

    ResponderExcluir
  2. Apoio total aos funcionários da UNICASTELO, apoio a classe trabalhadora. Que luta pelos seus direitos a GREVE É LEGITIMA!!

    ResponderExcluir
  3. Foi algo do qual nunca me esquecerei, uma lição que levarei por toda vida, a lição de que nos é direito reinvindicar, lutar, expor aquilo que pensamos, aquilo a que temos DIREITO. Neste dia, lutamos pelo que acreditamos - JUSTIÇA - e por aqueles em quem confiamos - PROFESSORES - e por aquela a quem nos dedicamos - UNICASTELO.
    Lamento apenas por aqueles colegas (alunos) que não estiveram presentes, que argumentaram -não é o meu salário que está atrasado. Lamento, não pela falta de participação, mas pela falta de consciência política e social. É este pensamento individualista e parcial que nos torna tão frios, solitários e vazios.
    Durante nossa marcha, foi nos perguntado: ESTÁ FRIO AI?? E todos, em uma só voz, respondiam: NÃO!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nós alunos nunca, nunca mesmo nos esqueceremos jamais que quanto gratificante é olhar para os professores e ver que eles se orgulham de nós, como nós alunos nos orgulhamos de ter ELES como professores!!!

    ResponderExcluir
  5. Sabrina aluna...

    Nossa isso já está se tornando uma palhaçada, já que o caso é juridico com greve ou sem greve resultado final sera o mesmo....

    Claro tem uma diferença alunos prejudicados.
    Essa greve começou com um dia de atraso.. Isso pode acontecer em qualquer empresa...Algum de bom deve ter na Unicastelo se não eles já teriam pedido as contas tem varias vagas em outras Universidades,....

    ResponderExcluir