quarta-feira, 26 de maio de 2010

Reflexão do movimento estudantil da Unicastelo

Reflexão sobre a greve dos professores e funcionários da Unicastelo

O Ato do dia 20 de Maio reuniu professores, funcionários, com relação aos estudantes avaliamos que não atingimos o número de estudantes que esperávamos, uma vez que a universidade tem cerca de 13 mil estudantes. Mas de qualquer maneira o ato reforçou o nosso compromisso com a classe trabalhadora e fortaleceu os professores em greve.

O objetivo desse ato era fazer com que as reivindicações dos professores e funcionários fossem ouvidas pela reitoria, pois o reitor através de uma estratégia patronal se nega a qualquer negociação e dialogo com a frente de greve.

Mesmo com a maioria dos professores em greve a última assembléia que ocorreu nesta segunda feira 24 de Maio às 19h30 foi tensa, pois alguns professores decidiram furar a greve e voltar a dar aula, uns receberam parcialmente seus salários e outros voltaram a dar aula por pressão de estudantes que não entendem que esse é um processo legitimo de garantia dos direitos trabalhistas.

Por tanto continuamos a apoiar a greve, como estudantes e trabalhadores entendemos que os nossos professores precisam preservar sua dignidade, não podemos aceitar que esses professores sejam cobrados e obrigados a dar aula sem receber, seja por pressão de alguns estudantes seja por parte do reitoria.

Com relação as aulas que não estamos tendo, já é de consenso de todos os professores em greve desde o inicio da paralisação que as mesmas serão repostas quando a greve acabar!

Por isso convocamos novamente a todos os estudantes para uma grande manifestação, mas dessa vez dentro da universidade, precisamos intensificar nosso apoio aos professores em greve. Na quinta feira 27 de Maio estamos convocando a todos os estudantes para fazermos um apitaço pelos corredores da Universidade durante a assembléia dos professores que terá inicio as 19h30, pois enquanto parte da categoria resiste a pressão e permanece em greve, outros professores desmobilizam a paralisação furando a greve!

DENUNCIA!!!

Hoje terça feira 25 de Maio estudantes da pedagogia e de artes visuais estiveram na Reitoria na parte da manhã para cobrar do Sr Reitor respostas sobre a situação financeira e juridica da instituição, este por sua vez declarou que o juiz responsável pelo bloqueio das contas da Universidade pediu 30% da cardeneta/carteira da universidade para rever as dividas anteriores, o Sr Reitor disse que só poderia liberar 5% do valor da divida e fechou sua fala perante as indagações dos estudantes sobre a situação da universidade dizendo para que eles se "VIRASSEM"!

Até quando iremos aceitar essa postura ditatorial por parte da reitoria, uma vez que os nossos direitos de estudantes estão sendo violados não podemos mais nos calar... Estudantes Uni-vos!!!

Frente de greve discente:

CA de História

CA de Serviço Social

Comissão Pró CA de Pedagogia

Coletivo de estudantes de Psicologia

2 comentários:

  1. Boa noite, sou estudante de psicologia do 7º semestre matutino e acho que quando coloca-se como frente de greve "coletivo de estudantes de Psicologia" fica muito vago e generalizado, nem todos os estudantes de Psicologia estão militantes nesta greve, alguns acreditam que este seja o momento de uma estrategia diferente visto que muitos alunos estão pensando em transferencia da universidade e estão organizando grupos grandes para procura de outras intituições de ensino de forma que se pensassemos um pouco na presente situação se uma há uma evasão de alunos a tragedia será maior, ou seja, haverá uma diminuição do ativo e uma perda de credibilidade da universidade perante o mercado. A reitoria já está ciente da força de mobilização que o corpo docente e dicente possui isso já pode ser considerado uma vitoria, contudo um processo judicial não se resolve em um ou dois meses todos sabemos como a justiça no Brasil funciona, e nesse caso como ficam os alunos? Inseguros, achando que a universidade vai decretar falencia, não sabendo se no proximo semestre teremos um corpo docente para nos auxiliar em nossa formação, ou seja, completamente perdidos diante desta atual situação.
    Sinceramente, espero que tudo se resolva da melhor maneira possivel, contudo a cada dia que a greve permanece minhas esperanças vão ficando mais distantes...
    Priscila Conceição Souza.

    ResponderExcluir
  2. JA SE DIZIA NA HISTORIA DESSE PAIS...
    Como esta o processo de cidadania do nosso pais nesse final de campanha? Hoje vemos que nesse processo politico, já se ve muitos jovens ingressando na politica, que otimo, mas eo restante dos jovens tem a mesma conciencia politica de pesquizar seus candidatos já que cresce o numero de jovens em idade de votar (16 anos) os nossos formadores de opinião que estao na igreja, escola entre outros cabe a nós ingressar essa juventude no processo socio-politico da historia. Concientizar na formaçao de cidadania ( Simone Almeida )

    ResponderExcluir