quinta-feira, 27 de maio de 2010

MOÇÃO DE APOIO DA ENESSO À GREVE DA UNICASTELO

MOÇÃO DE APOIO DA ENESSO À GREVE DA UNICASTELO E UNIMONTES

A ENESSO, Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social vem por meio desta, apoiar a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da Unicastelo e da Unimontes.

A greve da Unicastelo é que tem por norte o pagamento dos salários do professores, exigir o pagamento do FGTS, em suma reivindicar pela efetivação das leis trabalhistas já conquistados, que com a ofensiva da política neoliberal cada dia mais são atacados.

As reivindicações da Unimontes são pautadas em diversas frentes, desde a contratação de mais professores através de concursos públicos, reajuste salarial, bandejão e uma política de assistência estudantil. No entanto, essas partem da mesma fonte que é a falta de investimento do Governo na Educação, que hoje investe apenas de 4,5 % do PIB ,e em 2009 cortou 1,3 bilhões dos recurso públicos para a educação as custas do salvar os bancos em crise. Seja com implementação de Decretos como do Reuni nas publicas, ou através das parcerias publico privada (PROUNI), o que vemos hoje é que nossas universidades vão de mal pior e isso te se refletido nas condições físicas, no corpo docente e no corpo discente, e que os ataques à educação se dão pelo falta de investimento e precarização das condições de trabalho e ensino. Em tempos de crise do capital os rebatimentos sobre as politicas sociais e a classe trabalhadora são ainda mais avassaladores,diante disso a necessidade de articulação e engajamento na luta contra a exploração capitalista e fundamental para superação do mesmo.

A universidade pública tem que estar serviço da classe trabalhadora e seus filhos, por que são estes que sustentam através de seus impostos e somente uma universidade com um real compromisso com os trabalhadoras (es) poderá ser de fato instrumento de transformação societária.

A reorganização da classe trabalhadora como tática de superação ao capitalismo e enfrentamento a ofensivas do mesmo e fundamental. Diante disso o movimento estudantil não pode ficar alheio a essa reorganização é por isso que a ENESSO reafirma a necessidade da aliança operário estudantil nas lutas pela educação,condições de trabalho na construção de uma sociedade livre da exploração capitalista para que avencemos na unidade das lutas dos trabalhadores e da juventude!

UMA OUTRA EXPANSÃO É POSSÍVEL !

2 comentários:

  1. onde fica o circulo cristão dos embare, pois esta reitoria e tão cabo mandado como o professor

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber primeiramente se tem algum curso que tenha voltado integralmente às aulas pois essa semana conversando com uma colega de faculdade que estuda Contabilidade, disse ela que a coordenadora do seu curso "determinou" que os professores voltassem à sala de aula e que a função do curso (isto é, contábeis), era formadr gestores e não grevistas e que a situação - diz ela - já teria se nornalizado com os professores já tendo recebido seus vencimentos. Ó engraçado é que ela mesma fala que os próprios professores não estão dando aula embora estejam em sala. O que de fato está acontecendo? Quais os cursos estão parados e se é verdade que alguns professores estão recebendo e outros não.
    Outra coisa: a Unicastelo está ainda distribuindo bolsas de estudo porque fez recentemente um convênio com a prefeitura que quer formar pedagogos para os CEIs. Que seignifica isso? A Universidade não paga os professores e as pendências trabalhistas, o reitor manda a gente se virar, mas continua fazendo processo seletivo para o segundo semestre e distribuindo bolsas? Qu precisamos fazer para reclamarmos nossos direitos? Ir am MEC? Intervenção já! É evidente que a entidade não é idônea coisa alguma e que não tem intenção alguma em sanar o problema. Intervenção já!

    Edson.

    ResponderExcluir