quarta-feira, 9 de junho de 2010

Conversa com o Juiz

esclarecimentos acerca do processo que bloqueou as contas da ctce (mantenedora da unicastelo)
Os representantes dos professores da Unicastelo, Clécio e Danilo, compareceram hoje (08/06) à 7ª Vara de Execuções Fiscais e conversaram com o MM. Juiz Federal Roberto Santoro Fachinni. Os representantes foram atendidos imediatamente e o MM. Juiz declarou estar bastante preocupado com a situação dos professores e funcionários da Universidade. O fato mais importante tratado está expresso na seguinte declaração do Juiz:
Desde o dia em que as contas da CTCE foram bloqueadas,aguardo uma visita de representantes desta mantenedora e da Unicastelo.Não desejo inviabilizar a Instituição. Porém, até agora,ninguém me procurou...
Disse ainda:
O bloqueio foi o último recurso, pois mantenedora e reitoria se esquivam a anos das determinações da justiça.
E mais:
– Fiz uma proposta de penhora provisória no valor de R$ 600.000 (cerca de 10 % do faturamento estimado) por mês até a apresentação da contabilidade da Instituição.Tal penhora pode ser menor, isto é, de acordo com sua capacidade de pagamento. Porém, não recebi qualquer visita ou resposta até o momento... O desbloqueio depende apenas da Universidade.
Então, nós perguntamos:
– Por que Mantenedor e Reitoria não procuraram o Juiz?
– Por que mentiram para os professores, dizendo que o Juiz não os recebia?
Por que não abriram as contas da Unicastelo?
Os professores estão sem receber salários! Suas famílias passam necessidades! Todos aguardam uma solução para o problema! E até agora os representantes da Instituição não deram o passo mais simples: assumir suas responsabilidades....
– O que mais eles precisam??? Mais sofrimentos? Mais privação? Mais humilhação?

14 comentários:

  1. Com certeza isso que foi dito é pura MENTIRA, a menos que alguns desses professores seja advogado o juiz não recebe. Acho melhor procurar outro lugar pra especular. Escrever que o juiz falou que o desbloqueio depende apenas da faculdade, deve estar escrito IDIOTA na minha testa pra que eu acredite nesse jogo de manipulação.

    ResponderExcluir
  2. Com toda certeza os professores estão fazendo de tudo pra que nossa universidade continue de pé,se tem alguém que mente é a reitoria, é mesmo uma pena entrar neste blog e ver comentários tão cretino como desse Leonardo, é triste ver, que ainda, em nível superior existe pessoas com a mente tão pequena.
    Obrigada meus professores maravilhosos por lutarem por nós.

    ResponderExcluir
  3. "Vocês, que vão emergir das ondas
    em que nós perecemos, pensem,
    quando falarem das nossas fraquezas,
    nos tempos sombrios
    de que vocês tiveram a sorte de escapar.

    Nós existíamos através da luta de classes,
    mudando mais seguidamente de países que de
    sapatos, desesperados!
    quando só havia injustiça e não havia revolta. "

    Bertolt Brecht

    ResponderExcluir
  4. "Nós sabemos:
    o ódio contra a baixeza
    também endurece os rostos!
    A cólera contra a injustiça
    faz a voz ficar rouca!
    Infelizmente, nós,
    que queríamos preparar o caminho para a
    amizade,
    não pudemos ser, nós mesmos, bons amigos.
    Mas vocês, quando chegar o tempo
    em que o homem seja amigo do homem,
    pensem em nós
    com um pouco de compreensão."

    Bertolt Brecht

    ResponderExcluir
  5. Mais do que meramente copiar e reproduzir a existência das coisas físicas, como argumentou Sócrates no livro X da "República" de Platão, os espelhos e outras superfícies refletoras servem, como bem percebeu o Hamlet de Shakespeare, para nos revelar coisas que somente com o auxílio dos nossos olhos nunca teríamos a oportunidade de ver e descrobrir.

    ResponderExcluir
  6. Eu não sei onde você está vendo esse "LUTAREM POR NÓS", deveria ser "LUTAREM POR ELES", que o que eles querem é salário de que lhes é de direito. Professor entra em greve e briga pra ter salário, e aluno deve brigar pra ter aula, afinal não é aluno que está em greve. Ou seja, cada um exige o que lhe é devido, e não ficar fazendo mimo pra professor.

    ResponderExcluir
  7. Leonardo, você tem toda razão. como aluno você deve exigir isso. peço-lhe apenas que o faça junto às instâncias superiores. quem pode resolver o problema nesse momento é o CTCE, ou seja, quem mantém a universidade; os responsáveis. não fomos nós professores quem criamos essa situação. algumas coisas nós só descobrimos porque entramos em greve. por favor, leia a sentença do juiz no processo que bloqueou o dinheiro. não precisa ser advogado ou estudante de direito para entender aquelas palavras. a situação é crítica. não é culpa dos alunos, não é culpa dos professores. de quem é a culpa afinal?

    ResponderExcluir
  8. Enfim alguém disse algo totalmente pertinente,concordo com o nosso amigo Leonardo a Luta que está sendo travada não é pelos alunos da Unicastelo nem tão pouco pela própria instituição, a Luta aqui travada é pelo DIREITO dos professores e funcionários a receber seus salários e quanto a isso não há questionamentos, direito é direito e todos sabemos da importância do salário para a sobrevivência pq além de alunos somos tb trabalhadores. Porém como aluna devo lutar pelo meu DIREITO a aulas, a fechar ao menos o semestre, pq será q todos acham que aluno pode esperar, eu tb tenho família, filhos, e a faculdade faz parte dos meus projetos para poder dar uma vida melhor a minha família...Será que eu devo adiar esse projeto...esse sonho??? Até agora eu ouvi muitas versões, cad aum diz uma coisa, mas eu não vi nada sendo resolvido de lado algum, a situação permanece estática.

    Enfim nós alunos ficamos esperando , e esperando, sabe lá quando poderemos retomar as aulas, sabe lá quando poderemos dar continuidade aos nossos projetos, pq nem pedir transferência de Faculdade podemos sem fechar o semestre.

    Enfim de novo é o caos!!!!!!!!

    Silvia Rodrigues- Psicologia 7º semestre

    ResponderExcluir
  9. Visitando o site do processo, parece que foi atualizado, mas não consegui entender nada:


    Em face da informação de fls. 2119, oficie-se ao Departamento Jurídico do Banco Itaú, solicitando a transferência do valor bloqueado na conta poupança nº 66227-1, agência 0652, para uma conta à disposição deste Juízo, na Caixa Econômica Federal, agência 2527 (PAB Execuções Fiscais).
    Cumpra-se, com urgência, por oficial de justiça plantonista.


    Ato Ordinatório (Registro Terminal) em : 10/06/2010

    O que aconteceu?

    ResponderExcluir
  10. Apoiar uma causa não é mimo,temos o direito de ter aulas,mas eu não consigo dormir tranquila sabendo que indiretamente estou prejudicando outras pessoas, se vc consegue Leonardo é de se perguntar o que vc faria se estivesse na situação do professores e não recebesse apoio....

    ResponderExcluir
  11. Não aceitarem comentários estúpidos e ignorantes é uma coisa. Agora não aceitarem comentários que refletem uma opinião contrária a esta bela "DEMOCRACIA" pregada, é outra totalmente diferente.

    Eu havia postado um comentário com argumentos e opiniões que concordavam com a de nossos amigos Leonardo e Silvia. Contudo, acho este mesmo comentário foi literalmente para o saco. Para o saco do descaso, da hipocrisia e da tão bela "DEMO"cracia, pregada por todo este movimento e apoiada por alguns alunos...

    Coloco aqui a minha tristeza e indignação... Um comentário é apagado, agora uma idéia não...

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente alguns não entenderam o que quis passar, logicamente não é culpa dos professores nem dos alunos e isso tem de ser cobrado junto aos culpados.

    ResponderExcluir
  13. Caro Luis Fernando,

    O blog Cenario Universitário não tolera censura de nenhum modo, como pode ser observado com a publicação de comentários críticos ao movimento. O seu texto contem palavras de baixo calão e tomamos a liberdade de não publicá-lo. No entanto, se você o reelaborar, será publicado com todo prazer.

    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  14. Não, não! Não haviam palavras de baixo calão! Havia sim uma realidade crua, indiscutível e vivida! Sem eufemismos ou disfarces, como este "abraço fraterno" de sua mensagem!

    Não preciso e nem quero reelaborar coisa alguma! Não preciso e nem quero este "abraço fraterno"! Não preciso e nem quero este falso amor, consideração ou carinho desta "DEMO"cracia!

    Um comentário é apagado, uma idéia não...

    ResponderExcluir