sexta-feira, 2 de março de 2012

Uma lição da história


Uma lição da história; e não do passado distante, mas daquela que transcorre sob nossos olhos.

Dois acontecimentos recentes reforçam a convicção de muitos professores e alunos: a organização no local de trabalho e a luta sindical constituem os caminhos mais adequados e frutíferos para obtermos algumas conquistas em nossas condições salariais e de trabalho.

Quem nos ensina isto são duas importantíssimas categorias de trabalhadores: bancários e trabalhadores da construção civil. Com greves e manifestações, ambas categorias obtiveram conquistas importantes nos dois quesitos. Os bancários do Itaú/Unibanco receberam um abono salarial de 2,2 salários e outro de 2,8 mil reais (Um caixa, por exemplo, receberá o equivalente a cerca de 4 salários mensais de um professor do ensino superior que tenha 20 h/a semanais com salário de R$ 25 h/a, veja aqui).Os trabalhadores da construção civil, por sua vez, conquistaram o direito de representação no local de trabalho, pois sabem da importância disso para suas conquistas e a preservação dos direitos já conquistados (veja aqui).


De resto, fica a lição: quem sabe, algum dia, teremos tamanha consciência sindical, a organização e a força de mobilização dessas categorias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário