terça-feira, 10 de janeiro de 2012

BREVE REFLEXÃO: QUEM QUER ACABAR COM A UNICASTELO?

Em diversos momentos de nossa mobilização coletiva e organização sindical, nós, professores, fomos acusados, por diferentes pessoas e distintos motivos, de querermos acabar com a Unicastelo.

Dois exemplos podem ser citados:

1. Durante a greve, por exigir o absurdo de receber o salário devido pelo nosso trabalho, o então reitor, já enfraquecido, sem legitimidade e prestes a ser substituído, batia na mesa e ameaçava os representantes sindicais que, segundo ele, desejavam acabar com a Unicastelo.
2. Mais recente, ao discutir a proposta de pagamento do nosso 13o salário em 17 parcelas, sem atualização, e reivindicarmos um número menor de parcelas (afinal, realizamos um empréstimo do qual não desejam nem reconhecer nem pagar os juros), ouvimos alguns dizerem que deveríamos zelar pela Unicastelo e que, talvez, um número menor de parcelas ameaçasse a existência da instituição.

Porém, perguntamos: quem mesmo é que quer acabar com a Unicastelo?

Por que a pergunta? Vejamos alguns casos recentes:

1. Após garantir a nota 4 na Avaliação Institucional do MEC, por meio de um trabalho monumental e, por vezes, lutando até mesmo contra a inapetência de certos setores administrativos e a precariedade da infraestrutura da Universidade, o professores recebem uma bela premiação: a administração propõe rebaixar seu salário pela metade!!!
2. O curso de Serviço Social, após ser avaliado como o melhor curso da cidade de São Paulo, e elevar a nota geral de avaliação de cursos da Unicastelo, também recebeu uma premiação: a demissão sumária e arbitrária de sua coordenadora e a sua substituição, sem consulta ao colegiado de curso, por uma professora com atuação na região de Fernandópolis – pasmem, contratada no último processo seletivo por uma banca da qual a própria coordenadora participou!!
3. Em reunião recente, a administração afirmava à coordenação do curso de Pedagogia que este se tratava de um dos cursos mais rentáveis da instituição e, ademais, que o objetivo era que todos os cursos alcançassem sua margem de rentabilidade. Prêmio: a demissão de dois dos três doutores do curso (um com cinco e outro com onze anos de instituição), professores de inegável competência docente e acadêmica e membros do Colegiado e do NDE!!

Em suma, cada vez mais, podemos dizer que na Unicastelo vale o velho provérbio árabe: “Defeito que agrada o sultão, vira virtude”, bem como seu inverso: “Virtude que desagrada o sultão, vira defeito” - por isso tem que ser proscrita. E assim, semeando defeitos, estão sendo traçadosos caminhos da instituição.

Então, novamente, perguntamos: quem mesmo é quer acabar com a Unicastelo?!?!

Saudações,

Representantes sindicais.



Um comentário:

  1. o que dizer sobre a unicastelo...nada agora tenho que aplaudir os mestres que me ensinaram a ser uma verdadeira pedagoga não me orgulho de ter estudado na unicastelo e sim por te tido professores capacitados
    A unicastelo tem uma péssima administração tudo la é muito burocrático todos que estudaram la dizem a mesma coisa " o que salva essa universidade é os professores",ou seja eram porque agora a unicastelo não sera mais a mesma

    ResponderExcluir