terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Informações atualizadas

Car@s Professor@s e alun@s,

Para receber informações atualizadas, além de visitarem periodicamente este blog, enviem um email para unicastelo.sindical@gmail.com, assim lhe cadastraremos em nossa lista de contatos.
Caso tenham contatos, repliquem o email para os novos professores ou envie-nos o email deles, assim os cadastraremos em nossa lista para o recebimento de informações.

Para esclarecimentos sobre os fatos relatados no post anterior (aqui), além de procurarem a CEF e o INSS e verificarem suas respectivas contas de FGTS e as contribuições à previdência (no caso dos professores), vocês também podem acessar os seguintes links pela internet:


http://www1.previdencia.gov.br/devedores/consvalor.asp?cnpj=63054266000000


http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=763


http://www1.dataprev.gov.br/conweb/sp2cgi.exe?sp2application=conweb


http://www.caixa.gov.br/fgts/cartao_cidadao.asp


Para o processo que resultou no bloqueio de valores da conta do CTCE:


http://www.jfsp.jus.br/csp/consulta/consinternetpro1b.csp?nromovimento=298

Para os processos trabalhistas que correm na Justiça do Trabalho contra a Associação Itaquerense e o CTCE:


http://www.trtsp.jus.br/ (No campo "Processos", escolha "consultas" e, depois, "1ª instância por CNPJ". Daí, digite o CNPJ do Círculo 58252636000534 e 58252636000100 ou, então, para a Associação Itaquerense, 63054266000137. Pode clicar em cada processo e verificar seu andamento)

Para informações sobre a "recuperação judicial", leiam:


Para evitar falência, Justiça concede recuperação judicial: http://www.ethosonline.com.br/?pg=noticias_cont&id=2938


Juiz reconsidera e revoga pedido de recuperação judicial - http://www.ethosonline.com.br/?pg=noticias_cont&id=3037

http://www.regiaonoroeste.com/portal/materias.php?id=34844&busca=unicastelo&pagina=1&oquelista=


Para outras informações: http://www.ethosonline.com.br/?pg=busca&busca=universidade+camilo


Representação Sindical


Assembléia dos Professores

08/02 - 20h

Sala dos Professores - Metodista


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Carta aberta aos alunos representantes de classe da UNICASTELO

Caros Professores,

Nesta semana, fomos informados por alunos representantes de classe que a Reitoria chamou-os para uma reunião (outra ocorrerá em 02.02). Consideramos, então, que este seria uma boa oportunidade para darmos início às atividades que definimos na reunião de sexta-feira (27.01).
Sendo assim, para que os alunos fossem informados da nossa situação e a da Instituição, lhes entregamos a carta abaixo.


Carta aberta aos alunos representantes de classe da UNICASTELO
Caros alunos,
Como sabem, inclusive porque muitos de vocês trabalham nesta área, educação de qualidade somente pode ser promovida e sustentada por professores que, além de possuírem boa formação acadêmica, sejam motivados pelo reconhecimento profissional. E este reconhecimento não pode ser apenas retórico, discursivo, mas deve ser materializado em salários e outros direitos trabalhistas, os quais, de algum modo, devem lhes permitir condições de vida razoáveis, certa estabilidade em momentos críticos e perspectivas de uma aposentadoria sem grandes transtornos. Infelizmente, esta não é a realidade dos professores da Unicastelo!
Nesta instituição, os mais elementares direitos trabalhistas não são cumpridos. E esta não é mera opinião de alguns professores, mas uma verdade que pode ser demonstrada pelos seguintes fatos (na dúvida, perguntem sobre os fatos elencados abaixo ao Reitor, aos Pró-reitores ou aos coordenadores):
1. Os salários nunca são pagos na data certa, mas sempre com alguns dias de atraso;
2. Os professores não receberam o 13º salário nos anos de 2010 e 2011;
3. Os professores não receberam o 1/3 de férias em 2010;
4. Em 2011, os professores somente receberam seu 1/3 de férias, junto com o de 2010, quando aceitaram o pagamento em muitas e muitas parcelas;
5. No melhor dos casos, o dos professores com poucos anos na instituição, os valores referentes ao FGTS de cada mês não estão sendo recolhidos há alguns anos.
6. Entre os mais antigos, há casos de professores cujo valor atual na conta do FGTS não corresponde nem a 10% do que deveria ter sido depositado;
7. Os valores descontados no hollerith, correspondentes à previdência social, não estão sendo repassados ao INSS, constituindo crime de apropriação indébita;
8. A mesma situação ocorre com os valores referentes à Receita Federal (inclusive, muitos professores caíram na malha fina do IRPF por este motivo);
9. Professores estão sendo coagidos a aceitarem o novo Plano de Carreira (em alguns casos, isso significa redução salarial maior do que 60%);
10.Os professores contratados no atual Plano de Carreira possuem salários muito menores do que os do Plano de Carreira anterior, o que, obviamente, os impõem a necessidade de assumirem quantidade maior de aulas nesta e em outras instituições, resultando em excesso de trabalho e falta de tempo para o aprimoramento profissional. Essas são condições objetivas que comprometem a qualidade de ensino!!!;
11.Todos sabem que, ao serem demitidos, os professores da Unicastelo têm enorme dificuldade em receber as verbas rescisórias (e, quando recebem, elas são parceladas) e, ainda, nenhum prazo legal é cumprido quanto às homologações (as homologações dos demitidos em dez/2011 até agora não foram efetuadas e, tão grave quanto, nem ao menos as verbas rescisórias foram pagas!!! Para saber: o prazo legal é 10 dias). Isto, obviamente, causa grande insegurança e incômodo entre todos;
12.É muito raro um professor que trabalhou na Unicastelo (tenha ele sido demitido ou pedido demissão) e que não tenha entrado com processo trabalhista contra a empresa (aumentando os débitos da própria empresa), pois, como é de conhecimento público, ela infringe quase todas as leis que regem as relações de trabalho;
13.Embora tenham um discurso que, na forma, valorize a democracia e o diálogo, os representantes da empresa atuam, naprática, de modo truculento e tendo por base a retaliação daqueles professores que denunciam ou se opõem às suas práticas administrativas, como é o caso óbvio da demissão de professores no final do último semestre letivo;
14.O CTCE, mantenedor da Unicastelo, entrou com pedido de “recuperação judicial” (figura jurídica atual para a antiga “concordata”) porque, de acordo com a sentença do juiz, “se continuar com a atual situação, vislumbra-se um cenário ameaçador com a interrupção de sua prestação de serviços”. Este pedido do CTCE, porém, deferido em 04/01/12, foi revogado – isto é, anulado –, em 18/01/12, por outro juiz.
Sendo assim, sabendo que, nos próximos dias, muitos discursos serão feitos por administradores e/ou coordenadores da instituição no sentido da exaltação das virtudes educacionais da Universidade, de seu respeito às normas e à legislação, perguntamos: como podem propagandear essas virtudes, afirmando que a missão da Universidade é oferecer “educação superior contemporânea comprometida com a formação de sujeitos éticos”, se aqueles que constituem sua principal força de trabalho – e, inclusive, a garantia de que a qualidade de ensino ofertada é adequada – são tratados pela Reitoria e representantes da mantenedora de modo truculento e declaradamente ilegal? Enfim, onde está a tão propagandeada ética?
Representação Sindical

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

BREVE REFLEXÃO: QUEM QUER ACABAR COM A UNICASTELO?

Em diversos momentos de nossa mobilização coletiva e organização sindical, nós, professores, fomos acusados, por diferentes pessoas e distintos motivos, de querermos acabar com a Unicastelo.

Dois exemplos podem ser citados:

1. Durante a greve, por exigir o absurdo de receber o salário devido pelo nosso trabalho, o então reitor, já enfraquecido, sem legitimidade e prestes a ser substituído, batia na mesa e ameaçava os representantes sindicais que, segundo ele, desejavam acabar com a Unicastelo.
2. Mais recente, ao discutir a proposta de pagamento do nosso 13o salário em 17 parcelas, sem atualização, e reivindicarmos um número menor de parcelas (afinal, realizamos um empréstimo do qual não desejam nem reconhecer nem pagar os juros), ouvimos alguns dizerem que deveríamos zelar pela Unicastelo e que, talvez, um número menor de parcelas ameaçasse a existência da instituição.

Porém, perguntamos: quem mesmo é que quer acabar com a Unicastelo?

Por que a pergunta? Vejamos alguns casos recentes:

1. Após garantir a nota 4 na Avaliação Institucional do MEC, por meio de um trabalho monumental e, por vezes, lutando até mesmo contra a inapetência de certos setores administrativos e a precariedade da infraestrutura da Universidade, o professores recebem uma bela premiação: a administração propõe rebaixar seu salário pela metade!!!
2. O curso de Serviço Social, após ser avaliado como o melhor curso da cidade de São Paulo, e elevar a nota geral de avaliação de cursos da Unicastelo, também recebeu uma premiação: a demissão sumária e arbitrária de sua coordenadora e a sua substituição, sem consulta ao colegiado de curso, por uma professora com atuação na região de Fernandópolis – pasmem, contratada no último processo seletivo por uma banca da qual a própria coordenadora participou!!
3. Em reunião recente, a administração afirmava à coordenação do curso de Pedagogia que este se tratava de um dos cursos mais rentáveis da instituição e, ademais, que o objetivo era que todos os cursos alcançassem sua margem de rentabilidade. Prêmio: a demissão de dois dos três doutores do curso (um com cinco e outro com onze anos de instituição), professores de inegável competência docente e acadêmica e membros do Colegiado e do NDE!!

Em suma, cada vez mais, podemos dizer que na Unicastelo vale o velho provérbio árabe: “Defeito que agrada o sultão, vira virtude”, bem como seu inverso: “Virtude que desagrada o sultão, vira defeito” - por isso tem que ser proscrita. E assim, semeando defeitos, estão sendo traçadosos caminhos da instituição.

Então, novamente, perguntamos: quem mesmo é quer acabar com a Unicastelo?!?!

Saudações,

Representantes sindicais.