quarta-feira, 30 de junho de 2010

Sobre demissões de Professores

Estamos acompanhando a covarde atitude tomada por alguns coordenadores e coordenadoras: as demissões de professores que participaram da greve. Solicitamos a todos os que se sentirem demitidos por retaliações que nos comuniquem. Temos uma reunião marcada para amanhã, às 16:00 h, com a Reitoria para avaliarmos este processo. Nessa reunião cobraremos o compromisso assumido pela Reitoria e Mantenedora da Unicastelo de não demitirem nenhum professor por ter participado da greve.
Chamamos todos os professores dos cursos em que os coordenadores os estão perseguindo para uma reunião amanhã, às 11:30 h, na sala dos professores do prédio metodista, para dialogarmos e fazer uma leitura mais detalhada do que está acontecendo.
Saudações de Luta,
Representação Sindical

terça-feira, 29 de junho de 2010

VI Sarau da Pedagogia - Fazendo Arte

Estamos preparando um sarau com diversos cursos como reposição de aula no dia 03 de julho de 2010. Contamos com a presença de todos!

sábado, 26 de junho de 2010

Negociações com a nova Reitoria

Efetivou-se nesta última quinta um primeiro e importante passo na volta à normalidade na Unicastelo. Representantes sindicais e a nova reitoria negociaram um novo calendário de reposição que garante as condições legais e pedagógicas (100 dias letivos e cumprimento da carga horária), ao mesmo tempo que possibilita o encerramento dos programas das disciplinas, explicitando nosso reiterado compromisso pelo ensino de qualidade.

O calendário formulado pela nova reitoria e pelos representantes estende o período letivo até 08/07 (semana de exame de 12/07 a 17/07) e inclui uma atividade acadêmica a ser organizada no sábado dia 03/07 (em grupo de cursos e por cada curso).

Outro ponto importante foi o compromisso assumido pelo prof. Imparato de que não haverá demissões por conta da greve. Qualquer demissão que ocorra neste momento se dará pelo fluxo normal de uma instituição de ensino, portanto, por questões acadêmicas ou pedagógicas. Se alguma demissão aparentar aspecto político será prontamente discutida e reavaliada.

Por fim, os representantes sindicais reencaminharam a pauta de reivindicações trabalhistas e agendaram uma nova reunião para terça-feira 29/06, com a perspectiva de apresentação de propostas por parte da mantenedora para resolução dos débitos trabalhistas pendentes.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Calendário de reposição e nova reitoria


Prezad@s profesor@s e alun@s,

Ontem, terça-feira 22/06, aprovou-se em reunião do Consepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) calendário de reposição das aulas não lecionadas por conta da greve dos profesores. Tal calendário, aprovado sem qualquer tipo de negociação com os professores, estende o período de reposição, contando com exames, até dia 31 de julho de 2010.

Relembramos que qualquer calendário que envolva aula em julho deve ser homologado pelo Sinpro-SP, pois nossa Convenção Coletiva garante as férias no mês de julho, e, portanto, negociado com os professores. De maneira que reafirmamos que os professores não seguirão nenhum calendário aprovado de forma unilateral.

Em reunião com os representantes sindicais, reitor prof. Gilberto Selber comunicou o desligamento da atual reitoria na próxima quinta-feira 24/06. Informou também que a nova reitoria será composta por professores da própria instituição, assumindo na próxima sexta-feira, como reitor da instituição, o professor do curso de odontologia José Carlos Pettorossi Imparato.

Os representantes sindicais, junto com o prof. Ailton (Sinpro-SP), terão uma reunião na quinta-feira com o prof. Imparato, com objetivo de negociar o calendário de reposição.

Representantes sindicais.
Sinpro-SP.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Resultado da Assembleia de 17/06

Prezados professores e alunos,

desculpem-nos pelo atraso na atualização do blog.

Como é de conhecimento, a Assembleia Geral do dia 17/06 deliberou pela CONTINUIDADE DAS AULAS EM ESTADO DE GREVE.

Mantemos o Estado de Greve devido o atraso nas negociações do calendário de reposição, da não punição dos professores grevistas e das demais demandas trabalhistas, como explicitado nas deliberações da Assembleia anterior.

Teremos novas informações a partir da reunião a ser realizada entre os representantes sindicais e a reitoria da instituição, na terça-feira, 22/06.

Reafirmamos, assim, por meio da luta por nossos direitos trabalhistas, nossa disposição em garantir uma educação de qualidade, a grande tradição da Unicastelo.


Comando de Greve.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Resultado da Assembleia de 14/06

Assembleia Geral dos Professores

14 de junho de 2010

Decidiu pelo RETORNO ÀS AULAS EM ESTADO DE GREVE

Deliberações:

1. Assembleia Geral dos Professores na quinta-feira – 17/06;

2. Encaminhamento da negociação da Pauta de reivindicações:

- Negociação do calendário de reposição das aulas;

- Garantia de pagamento de Junho e férias;

- Levantamento individualizado da folha complementar e criação de canal de resolução de problemas pontuais de pagamentos;

- Estabilidade dos professores – Não às demissões!

- Abertura da mesa de negociação dos demais débitos trabalhistas.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Novas informações


Os representantes sindicais estiveram novamente na 7ª vara de Execuções Fiscais e obtiveram mais detalhes acerca do acordo efetivado na noite de quinta-feira (10/06), através do qual a CTCE assumiu o compromisso de cumprir a penhora provisória de 10% do faturamento estimado da instituição e apresentar a documentação contábil ao administrador judicial.

Tal acordo implica o desbloqueio imediato das contas da Unicastelo e, portanto, a realização dos pagamentos aos professores e funcionários.

Vale salientar que, de acordo com o próprio Juiz, o acordo se tornou possível “Considerando os efeitos deletérios decorrentes da greve dos professores da coexecutada CTCE /…/”. Em outras palavras, como vimos afirmando, o desbloqueio das contas se constitui em uma, entre outras, vitória do movimento grevista!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Resultado da Assembleia - 10 de junho de 2010

Assembleia Geral dos Professores
10 de junho de 2010
Decidiu pela continuidade da Greve

Recebemos a informação do reitor prof. Gilberto Selber de que se efetivou o desbloqueio das contas da Universidade, mediante um acordo entre os representantes da instituição e o MM Juiz Roberto Santoro Fachinni, e que o depósito dos salários de abril e maio se realizará no decorrer da próxima semana.

Deliberações:
  1. Realização de Assembleia Extraordinária, para retorno às aulas, condicionada à reabertura de negociações por meio de uma reunião entre a Reitoria e a representação sindical dos professores.

  2. Reunião dos representantes sindicais com o MM Juiz, para acompanhamento do caso.

  3. Moção pública de apoio aos representantes sindicais.

Moção de apoio

Nós, professores da Unicastelo, reunidos em Assembleia Geral, no dia 10 de junho de 2010, reiteramos o apoio aos nossos representantes sindicais, eleitos num processo democrático e representativo, e ratificamos sua legitimidade para negociar em nosso nome.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Conversa com o Juiz

esclarecimentos acerca do processo que bloqueou as contas da ctce (mantenedora da unicastelo)
Os representantes dos professores da Unicastelo, Clécio e Danilo, compareceram hoje (08/06) à 7ª Vara de Execuções Fiscais e conversaram com o MM. Juiz Federal Roberto Santoro Fachinni. Os representantes foram atendidos imediatamente e o MM. Juiz declarou estar bastante preocupado com a situação dos professores e funcionários da Universidade. O fato mais importante tratado está expresso na seguinte declaração do Juiz:
Desde o dia em que as contas da CTCE foram bloqueadas,aguardo uma visita de representantes desta mantenedora e da Unicastelo.Não desejo inviabilizar a Instituição. Porém, até agora,ninguém me procurou...
Disse ainda:
O bloqueio foi o último recurso, pois mantenedora e reitoria se esquivam a anos das determinações da justiça.
E mais:
– Fiz uma proposta de penhora provisória no valor de R$ 600.000 (cerca de 10 % do faturamento estimado) por mês até a apresentação da contabilidade da Instituição.Tal penhora pode ser menor, isto é, de acordo com sua capacidade de pagamento. Porém, não recebi qualquer visita ou resposta até o momento... O desbloqueio depende apenas da Universidade.
Então, nós perguntamos:
– Por que Mantenedor e Reitoria não procuraram o Juiz?
– Por que mentiram para os professores, dizendo que o Juiz não os recebia?
Por que não abriram as contas da Unicastelo?
Os professores estão sem receber salários! Suas famílias passam necessidades! Todos aguardam uma solução para o problema! E até agora os representantes da Instituição não deram o passo mais simples: assumir suas responsabilidades....
– O que mais eles precisam??? Mais sofrimentos? Mais privação? Mais humilhação?

terça-feira, 8 de junho de 2010

Vídeo


Conversa com o Juiz

esclarecimentos acerca do processo que bloqueou as contas da ctce (mantenedora da unicastelo)
Os representantes dos professores da Unicastelo, Clécio e Danilo, compareceram hoje (08/06) à 7ª Vara de Execuções Fiscais e conversaram com o MM. Juiz Federal Roberto Santoro Fachinni. Os representantes foram atendidos imediatamente e o MM. Juiz declarou estar bastante preocupado com a situação dos professores e funcionários da Universidade. O fato mais importante tratado está expresso na seguinte declaração do Juiz:
Desde o dia em que as contas da CTCE foram bloqueadas, aguardo uma visita de representantes desta mantenedora e da Unicastelo. Não desejo inviabilizar a Instituição. Porém, até agora,ninguém me procurou...
Disse ainda:
O bloqueio foi o último recurso, pois mantenedora e reitoria se esquivam a anos das determinações da justiça.
E mais:
– Fiz uma proposta de penhora provisória no valor de R$ 600.000 (cerca de 10 % do faturamento estimado) por mês até a apresentação da contabilidade da Instituição.Tal penhora pode ser menor, isto é, de acordo com sua capacidade de pagamento. Porém, não recebi qualquer visita ou resposta até o momento... O desbloqueio depende apenas da Universidade.
Então, nós perguntamos:
– Por que Mantenedor e Reitoria não procuraram o Juiz?
– Por que mentiram para os professores, dizendo que o Juiz não os recebia?
Por que não abriram as contas da Unicastelo?
Os professores estão sem receber salários! Suas famílias passam necessidades! Todos aguardam uma solução para o problema! E até agora os representantes da Instituição não deram o passo mais simples: assumir suas responsabilidades....
– O que mais eles precisam??? Mais sofrimentos? Mais privação? Mais humilhação?

Fato Paulista - Jornal da zona leste


Moção de Apoio - UFA's e ABEPSS

MOÇÃO DE APOIO A GREVE DOS PROFESSORES DA UNICASTELO

As Unidades de Formação Acadêmica (UFA´s) de Serviço Social da Regional Sul II da ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) reunidos no Fórum Regional em 07 de maio de 2010 manifestam o seu apoio a greve dos professores da UNICASTELO em face ao descumprimento de condições mínimas de trabalho tais como: pagamento regular dos salários, o não recolhimento das obrigações sociais em franco descaso aos direitos trabalhistas e previdenciários.

Nos posicionamos contrários:

  • Ao ensino como mercadoria;
  • Ao ensino a distância nos cursos de graduação;
  • Ao aligeiramento da formação;
  • Ao contrato de professores horistas.

Reafirmamos nosso compromisso com a qualidade da formação e pela garantia:

  • Das condições de trabalho;
  • Da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão;
  • Da formação crítica, comprometida com as lutas dos trabalhadores.

Conclamamos a esta Reitoria o pagamento imediato dos salários e das obrigações sociais.

Assinam esta Moção os cursos de Serviço Social das seguintes unidades.

UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, campus baixada Santista

UNESP – Universidade Estadual Paulista

PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas

FAMA – Faculdade de Mauá

FUNEC – Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul

UNISA – Universidade de Santo Amaro

UNICSUL – Universidade Cruzeiro do Sul

FAPSS - Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul

PUCCAMP – Pontifícia Universidade Católica de Campinas

UNISANTOS – Universidade Católica de Santos

ABEPSS – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social.

Onde nossa luta tem repercutido

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Resultado da Assembleia

ASSEMBLEIA GERAL DOS PROFESSORES

07 de junho de 2010

Decidiu pela manutenção da Greve

Deliberações:

  1. Entrada com o dissídio de greve;
  2. Exigir posicionamento público da reitoria sobre a situação da Unicastelo;
  3. Reunião com o juiz do processo de bloqueio das contas da Unicastelo;
  4. Exigir uma reunião com a reitoria, coordenadores e comando de greve;
  5. Nova Assembleia para o dia 10 de junho – 19:30 h – sala dos professores;

Convocação

ASSEMBLEIA DE PROFESSORES

07 de Junho de 2010 – Segunda-feira

19:00

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Nota de Pesar

É com profundo pesar que comunicamos a morte de Pedro Yamaguchi Ferreira, filho do Deputado Federal Paulo Teixeira. Nesta terça-feira (1), dia em que Pedro desapareceu nas águas do Rio Xingu, seu pai orientava e auxiliava nossos professores, Danilo e Ronaldo, em seu périplo por Brasília. Foi por meio dele que ambos conseguiram uma audiência com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, e outras autoridades na busca por uma solução para nossos problemas na Unicastelo.

Depositamos aqui nossa solidariedade e nossos sentimentos ao Deputado Paulo Teixeira e à sua família.